Com a conquista da paz em Abril de 2002, a Polícia Nacional assumiu na plenitude o exercício da sua função de assegurar a ordem, a segurança e a tranquilidade públicas. Logo, idealizou-se o Plano de Modernização e Desenvolvimento da Polícia Nacional para o período 2002-2012, onde uma das linhas programáticas definidas foi a necessidade de elevar o nível de formação técnico-profissional e cultural dos efectivos, abrindo espaço para a criação de Institutos e Escolas Técnicas de Polícia.
Consequentemente, no dia 28 de Fevereiro de 2006, data em que teve início o primeiro ano lectivo, foi inaugurado o Instituto Médio de Ciências Policiais “General Osvaldo de Jesus Serra Van-Dunem”. Ao longo dos primeiros cinco (5) anos do seu percurso e funcionamento em Luanda o IMCP garantiu a formação de 650 técnicos médios em ciências policiais.
Com o sucesso destas e outras acções formativas e o espírito visionário relativo à profissionalização dos policiais em Angola, o Comando-Geral da Polícia Nacional propôs ao Governo angolano a criação do Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais, através do Decreto Presidencial n.º 09/12, de 20 de Janeiro, idealizado no sentido de ser um instrumento social e institucional para responder aos imensos desafios da formação superior em articulação com o Subsistema do Ensino Superior em Angola, tendo entrado em funcionamento no dia 29 de Março de 2012.
Em 2013, ao abrigo do Decreto Presidencial nº 99/13 de 21 de Julho, foi atribuída a designação “General Osvaldo de Jesus Serra Van-Dunem”. Actualmente a instituição ministra Cursos de Licenciatura em Ciências Policiais e Criminais, Direito e Administração Pública aprovados através dos Decretos Executivos n.º 264/17 e 267/17 de 27 de Abril e, mais recentemente, o Curso de Mestrado em Segurança Pública aprovado através do Decreto Executivo n.º 128/19, de 3 de Junho.