"COM INVESTIGAÇÃO, COMPETÊNCIA E PROFISSIONALISMO, ELEVEMOS A QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR DA POLÍCIA NACIONAL."
 CISP 111 | INEMA 112 | POLÍCIA 113 | BOMBEIROS 116 

PROGRAMAS E PROJECTOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

NOTA INTRODUTÓRIA

A Extensão Universitária, a nível do Ensino Superior, assume um papel crucial na medida que se concretiza a possibilidade de interferência e mudança social na vida de um indivíduo e quando aliada à actividade académico-científica, exerce uma valiosa influência social.

Segundo Silva (1996), a Extensão Universitária traduz-se na possibilidade que o estudante tem de colaborar com a nação ou comunidade local, socializando o conhecimento, estreitando as barreiras existentes entre a comunidade e a universidade. Trata-se do relacionamento entre a teoria e a prática, ou seja, faz com que o conhecimento ultrapasse as salas de aula, indo além, permitindo o aprendizado, também, pela aplicação da prática.

Trata-se, pois, de uma forma de interação que deve existir entre a Instituição de Ensino Superior e a comunidade na qual está inserida. É uma espécie de ponte permanente com os diversos setores da sociedade. Funciona como uma via de duas mãos, em que a Instituição de Ensino Superior leva conhecimentos e/ou assistência à comunidade e recebe dela influxos positivos como retroalimentação, tais como suas reais necessidades, seus anseios e aspirações e visa, por outro lado, aprender, também, com o saber das comunidades.

O Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais (ISCPC) criado à luz do Decreto Presidencial nº 9/2012, de 20 de Janeiro, é um estabelecimento de ensino superior politécnico, público e policial que integra o sistema de ensino e preparação das forças e serviços da Polícia Nacional, com vista a desenvolver actividades de ensino, de investigação e de apoio à comunidade, com a finalidade essencial de formar oficiais destinados aos quadros da Polícia Nacional.  Entrou em funções no dia 29 de Março do ano 2012, idealizado no sentido de ser um instrumento social e institucional para responder aos imensos desafios da formação superior na Polícia Nacional, em articulação com o Subsistema do Ensino Superior em Angola.

A nível do ISCPC, a Extensão Universitária assume uma particular importância e constitui uma das principais prioridades a nível do processo de formação, pela especificidade dos cursos que são ministrados, considerando, sobretudo, os fenómenos que influenciam os aspectos penais, com destaque para a criminalidade e, nesta perspectiva, torna-se imprescindível envolver a própria comunidade, na análise, discussão, debates e procura de soluções para a resolução desse problema social.

Por outro lado, a Extensão Universitária revela-se como uma exigência do Ministério do Ensino Superior de Angola, no intuito de garantir maior qualidade de ensino, através do processo de pesquisa, elaboração de estudos, divulgação e intercâmbio de conhecimentos.

É nesta perspectiva, que é aprovado o Projecto de Extensão Universitária, de acordo com os objectivos abaixo delineados.

OBJECTIVOS

Geral:
Através da pesquisa e estudo, garantir a divulgação e intercâmbio de conhecimentos académico-científicos, sobretudo, ligados às vertentes policial e criminal, entre o ISCPC e a comunidade local, provincial e nacional, no período entre 2018-2023.
 
Específicos:
  1. Permitir o contacto entre o quadro docente e discente e a comunidade local, através de debates em conferências, seminários, palestras, laboratório flutuante e aulas simuladas no tribunal simulado do ISCPC;
  2. Estabelecer parcerias com outros sectores sociais, sobretudo, ligados às áreas jurídicas, judiciais e criminais;
  3. Estabelecer parcerias com áreas de estudos de instituições sociais e/ou universitárias, visando envolver o corpo docente e discente do ISCPC, na elaboração de estudos ligados aos fenómenos sociais e criminais em Angola;
  4. Envolver o corpo docente e discente, no âmbito do programa “Escola Segura” da Polícia Nacional, no contacto com as instituições de ensino de base, secundário e de ensino médio, através da realização de palestras de sensibilização sobre os factores que influenciam o envolvimento dos jovens no mundo da delinquência e suas consequências no seio da família, em específico, e sociedade, em geral;
  5. Garantir a realização de seminários formativos e de capacitação dirigido aos Órgãos operacionais e unidades de policiamento da PNA, em matéria sobre segurança pública.

PROGRAMA "CRIANÇAS E JOVENS SEGUROS."

OBJECTIVO

Realizar acções formativas e de sensibilização junto da comunidade acadêmica e sociedade civil, sobre matéria relacionada com a prevenção da delinquência juvenil e da sinistralidade rodoviária, abordando temas sobre o uso da droga e álcool e sua influência no comportamento criminal e na sinistralidade rodoviária, o papel da família na prevenção da delinquência juvenil, entre outros.

  1. Permitir o contacto entre o quadro docente e discente e a comunidade, através de debates em conferências, seminários, palestras e encontros;
  2. Envolver o corpo docente e discente no contacto com diversos actores sociais, nomeadamente: intituições de ensino de base, secundário, médio e universitário, assim como as comunidades locais, igrejas e Órgãos de Comunicação Social, através da realização de palestras/seminários de sensibilização sobre os factores que influenciam o envolvimento dos jovens no mundo da delinquência.
Image

PROGRAMA "LABORATÓRIO FLUTUANTE."

OBJECTIVO
Realizar acções formativas no âmbito da ciência forense e da criminalística, no âmbito da formação e capacitação dos efectivos da Direcção de Investigação de Ilícitos Penais da PNA.

  1. Permitir o contacto entre o quadro docente e especialistas laboratoriais, através de realizações de acções formativas consubstanciadas em conferências, seminários, palestras e encontros, on job e no ISCPC;
  2. Garantir acções formativas contínuas, e que vão de encontro as mais variadas dificuldades identificadas ao longo do cumprimento das missões por parte dos especialistas da área de investigação de ilícitos penais da PNA, envolvendo no processo, os meios laboratoriais à disposição do ISCPC, com o intuito de permitir a execução de uma formação prática profissionalizante.
Image

PROGRAMA "MINHA ESQUADRA-MINHA CASA".

OBJECTIVO
Realizar acções de sensibilização, através de seminários, junto dos órgãos da Polícia Nacional, em matérias relacionadas com gestão, manutenção e cuidados a ter com as instalações, meios e equipamentos policiais.

PROGRAMA "SEMINÁRIOS FORMATIVOS DIRIGIDOS AOS EFETIVOS DOS COMANDOS PROVINCIAIS DA POLÍCIA NACIONAL"

OBJECTIVO
Realizar acções formativas visando a capacitação dos efectivos em matéria sobre os procedimentos de actuação policial.

  1. Permitir o contacto entre o quadro docente e efectivos das Esquadras policiais, através de realizações de acções formativas consubstanciadas em conferências, seminários, palestras e encontros, on job;
  2. Garantir acções formativas contínuas e que vão de encontro às mais variadas dificuldades identificadas ao longo do cumprimento das missões por parte dos efectivos das Esquadras policiais, com a ilustração de imagens ou vídeos sobre situações reais;
  3. Contribuir para a sensibilização e redução dos incidentes tático-policiais que envolvam armas de fogo e perda de vidas humanas.
Image

O IMPACTO DOS PROGRAMAS

OBJECTIVO

Por um lado, apresentar os resultados dos programas desenvolvidos pelo ISCPC ao longo dos últimos dois anos, no âmbito do seu projecto de extensão universitária, assim como o impacto que estes tiveram junto das comunidades;

Por outro lado, através desta nossa apresentação, pretendemos ainda trocar e colher as várias experiências aqui representadas, para que cada vez seja possível melhorarmos o nosso ambicioso projecto de extensão universitária.

Image
 
 

CONTACTE-NOS

  •  Endereço: Avenida Fidel Castro Ruz (Via Expressa), sentido Benfica-Camama, junto do BPC. Luanda - Angola
  • Secretaria-Geral: 926 185 546
  • Ver Todos os Contactos

A Direcção Geral do ISCPC

Top